Escaladas.com.br

Até o momento, temos 10.455 vias cadastradas em 1.832 locais de 442 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.874 vias Tradicional Clássica, 4.779 vias Esportiva, 645 vias Bouldering, 64 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 70 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 6 vias Tradicional Esportiva.

Dados da Via Espírito Santo > Afonso Cláudio > Pedra do Empoçado > Via Hermane

Via Hermane

Envie suas fotos

Contribua enviando fotos e/ou o croqui atualizado desta via. Se quiser, adicione também uma legenda com o conteúdo da imagem e o nome do autor.
Via Hermane Imprimir informações da via
VI (A2/VIIa)
Cadastrada por: Luciano Bender, em 30-10-2025 às 21:34
Alterada por: Luciano Bender, em 01-11-2025 às 17:33
Modalidade: Tradicional Clássica
Tipo de via: principal
Tipo de escalada predominante: diedro
Extensão: 50 metros
Descrição: Essa via é um diedro com uma fenda irregular que corta o paredão e foi usada como via-escola para o aprendizado do uso de equipamento móvel. Seu início é uma curta chaminé de IV (cerca de 6 metros) de meio corpo, que dá passagem para uma fenda larga de Vsup, com entalamento de peças grandes, até o primeiro grampo — colocado para continuar a conquista, pois os conquistadores possuíam apenas um jogo de Friends.

Daí para cima, a fenda torna-se levemente negativa, trecho que na conquista foi feito em artificial móvel, com alta exposição. Aproximadamente 5 metros acima, foi colocado outro grampo. Após mais 6 metros de escalada móvel, instalou-se mais um grampo, necessário devido à fenda tornar-se rasa e fina, permitindo o uso apenas das três menores peças — trecho de artificial que resultou em um E3. Dessa parte em diante, a fenda fica positiva, com passagens em livre de Vsup, continuando assim, alargando-se e voltando a permitir o uso de peças grandes, até o final da fenda, onde há uma parada dupla em grampo “P”.

Os conquistadores poderiam ter continuado a via até o topo, alternando lances de cliff e livre, entretanto, decidiram não prosseguir, a fim de evitar furos desnecessários de cliff e grampos, e também para impedir que os rapeleiros, que frequentam bastante o local, utilizassem os grampos de maneira imprudente.

Depois de concluída, voltar várias vezes para treinar na via, e algumas partes que antes eram em artificial já começaram a ser feitas em livre, tornando-a uma via esportiva com graduação forte, que sugeriram como VIIa bem resistente. A via aguarda repetições para confirmação do grau.
Fonte: http://www.ace-es.org.br
Equipamento mínimo necessário:
  • 2 jogos de Friends
Data da conquista: 07/2004
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui